Porque Gostamos de Carros

Não sabemos exatamente de onde vem essa paixão por carros, essa paixão que parece hobby, que nos faz admirar. Desde pequeninos, quando brincamos de carrinhos ou jogamos vídeo game, sabemos, sentimos que alí tem vida, tem algo a nos mostrar. Crescemos, geralmente com nossos pais, acordamos cedo pra assistir Formula 1 e torcemos quase sempre pelo carro vermelho. Ficamos de olhos grudados na TV vendo aquelas máquinas se mecherem e nos perguntando como meu carro não é igual ao deles? Começa aí a paixão pelo mundo do automóvel.

Numa dessas andanças pelas ruas, vemos uma Ferrari bem ao nosso lado e você diz “pai olha aquele carro vermelho” e ai percebe que não tem jeito, que vai sonhar em ter um desses um dia e que vai continuar a caçar carros pra contar para os amigos o que viu. Crescemos mais um pouco e passamos a colecionar grandes miniaturas, fora os Hot Wheels, e juntamos dinheiro o mês inteiro pra comprar aqueles carros nas vitrines dos Shopping Centers.

Surge a internet. Procuramos tudo sobre o assunto desde a construção, marca, potência, custos e fotos, fora os jogos de vídeo game que você joga, joga e joga, conhece tudo e cada detalhe sobre aqueles carros. Mas o melhor ainda esta por vir.

Chega o Salão do Automóvel, todos aqueles carros que vimos em tudo quanto é lugar, aparecem bem diante dos nossos olhos e o melhor, você pode tocá-los, ver como são por dentro, tirar fotos e, se der sorte, ganhar um beijo das moças que ficam ao lado deles.

Quando atingimos uma certa maior idade, ficamos mais soltos, mais livres e é ai que sentimos o que é um carro de verdade. Nas viagens, vemos nossos pais dirigirem e parece a coisa mais fácil do mundo. É bem simples, apenas girar a chave e acelerar, mas vai pensando que é assim. Quando descobrimos que os carros têm a embreagem, achamos que é a coisa mais difícil de aprender, mas logo tudo fica fácil e você acaba dando risada dos fatos depois.

Dominar a máquina, ter o controle sobre tudo o que você está fazendo é sensacional, é uma sensação de magia. Como disse o saudoso e eterno Ayrton Senna “é como se fossemos uma extensão do carro”. Ver o conta giro, subir junto com o mostrador da velocidade nos dá uma sensação de liberdade, de domínio, prazer absoluto sobre tudo. Não importa o carro ou lugar, essa emoção é única. É quando você pega o carro para visitar a namorada, liga o som e só pensa nela e na pista, tudo ao seu redor parece não influenciar, aquele momento é único. Como disse, não importa o carro.

Quando se mora longe, as estradas parecem verdadeiras pistas. Para quem anda muito tempo de carro virá a concordar comigo que dirigir a noite em boas rodovias é o maior tesão. Ver os olhos de gato desenhado a pista para você, fazer uma curva na sua tangência, freiando antes da curva, reduzindo a marcha, entrado na curva por fora e saindo por dentro é muito bom. Sentir a força G te puxando para fora e o carro continuando a trajetória ate o fim é sensacional. Essa emoção, esse domínio é algo inexplicável, sem preço. Costumo dizer para meus amigos e colegas que prefiro fazer tudo isso em um carro com câmbio manual. Numa dessas minhas andanças, viajei com um carro automático e é muito bom também. Experimente colocar no modo semi-automático, é melhor ainda. Só invejo os proprietários de grandes esportivos que fazem isso no câmbio borboleta. Sortudos, um dia chego lá.

Tentei descrever aqui a sensação para quem acha que dirigir é um hobby, ou só admira essas máquinas que, ao girar a chave, vêem o motor ganhar vida. Junte-se a nós nesse mundo. Não somos fanáticos mas sim adoradores. E lembre-se, sempre respeite as leis de trânsito.

Anúncios

Tags:

Uma resposta to “Porque Gostamos de Carros”

  1. oclandestino Says:

    é preciso sensibilidade pra muita coisa que o mundo nos oferece.

    dirigir, apesar do caos que é são paulo, também pode ser muito prazeroso, como bem disseste nesse texto, meu amigo…

    rasgo elogios sobre como escreves sobre essa emoção,
    continue assim!

    espero lê-lo mais aqui nesse blog e em sites sobre o assunto, faltam motoristas que sejam também sensíveis e que gostem de ler e escrever…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: